Data de Publicação: 21/10/2015
ANCHIETA É A PRIMEIRA CIDADE CAPIXABA A EXPANDIR COLETA SELETIVA
O município de Anchieta se destaca como a primeira cidade capixaba a atingir a meta proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – a coleta seletiva. Iniciada em agosto de 2014 nos bairros da área piloto (área central), a coleta agora foi expandida, contemplando todos os bairros da região entre Iriri e Mãe-Bá.
As equipes da Prefeitura visitarão os demais bairros fazendo a conscientização dos moradores e já iniciando a da coleta seletiva (lixo seco), com entrega de panfletos e orientação.
“Reciclar o lixo é a solução para reduzir os custos do serviço de limpeza urbana; para diminuir a demanda por recursos naturais na produção de utensílios de interesse da sociedade; prolongamento da vida útil dos aterros sanitários e redução dos riscos de impacto ambiental; geração de emprego e renda e para inclusão social”, explica o secretário Meio Ambiente, Marcelo Dalbom.
A orientação aos moradores é que deixem o material reciclável embalado do lado de fora de suas casas, no dia e horário definido para a visita do caminhão ao seu bairro. Outra opção é colocar nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV). O lixo úmido deve ser colocado dentro do latão.
Em Anchieta todo material reciclável é encaminhado para a Associação de Materiais Recicláveis, a Unipram, que por sua vez dá a destinação a estes materiais, comercializando para a reciclagem. Para apoiar a instituição, a prefeitura repassa uma verba anual via convênio no valor de até R$ 377 mil.
O objetivo da prefeitura, através da parceria, é que em breve a instituição alcance a auto sustentabilidade, via comercialização dos materiais recicláveis.
“O sucesso da coleta seletiva depende do fornecimento da infraestrutura e da organização da logística, ambas de responsabilidade da prefeitura, mas essencialmente do engajamento e participação de cada cidadão”, reforça o secretario Marcelo Dalbom.
As ações de conscientização são realizadas pela Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura e fazem parte do Programa Coletar, que atende o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PMGRS).
Com a expansão da coleta seletiva atingindo 100% da área urbana da cidade, o município se destaca como a primeira cidade capixaba a atingir a meta proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2012).
Veja abaixo que dia acontece a coleta em sua região. É bom lembrar que esta escala é apenas para a coleta domiciliar. A coleta comercial é feita diariamente, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.
COLETA LIXO SECO DOMICILIAR PORTA A PORTA – 8H ÀS 11H
Segunda-feira: Iriri, Novo Horizonte, Quitiba, Coqueiro, Inhauma.
Terça-feira: Benevente, Nova Esperança, Nova Jerusalém, Morro da Penha, Bairro São Martins.
Quarta-feira: Porto de Cima, Centro, São Pedro, Alvorada, Justiça I.
Quinta-feira: Justiça II, Vila Samarco, Portal de Anchieta, Cantagalo, Ponta dos Castelhanos.
Sexta-feira: Praia dos Castelhanos, Guanabara, Planalto, Nova Anchieta, Parati, Ubu, Mãe-bá.