Data de Publicação: 21/10/2015
A prefeitura de Anchieta iniciou neste mês de janeiro a coleta de lixo seco nas praias dos balneários. A iniciativa faz parte do programa “Coletar” – coleta seletiva de Anchieta que já atende 5 bairros e parte do centro da cidade.
A coleta funciona desde agosto do ano passado Nova Jerusalém, Bairro Benevente, Nova Esperança, Morro da Penha, Porto de Cima, Centro e Avenida Rauta. Nos bairros a coleta é feita toda terça-feira e sexta-feira pela manhã. O comércio da região central de Anchieta é atendido pela coleta diária do lixo seco a partir das 15 horas.
Com a extensão do projeto até as praias, a proposta é coletar o lixo seco em todas as praias e encaminhá-lo para a associação dos catadores de materiais recicláveis, a Unipram. Nas praias a coleta também será feita diariamente.
O objetivo da medida é garantir a limpeza das praias e também contribuir com a preservação do meio ambiente, além de manter a cidade mais limpa. As ações estão sendo feitas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Já foram instalados 22 contêiners nas praias do balneário de Anchieta. Os contêiners de cor azul tem capacidade para 1 mil litros de lixo e estão identificados com o selo “Lixo Seco”.
A campanha de mobilização está sento feita pela equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente junto aos quiosqueiros. A meta é orientá-los para que coloquem apenas o que é reciclável nos coletores, e os demais tipos de lixo sejam colocados nas caçambas. Durante a mobilização vai ocorrer a distribuição de panfletos e cartazes que servirão para consulta em caso de dúvidas quanto aos tipos de lixo de cada categoria (Seco e Úmido).
A população aprovou a medida e está parabenizando a prefeitura pela iniciativa. A secretaria de meio ambiente de Anchieta informou que a adesão tem sido satisfatória. A idéia é ampliar o serviço de coleta seletiva para todo o município gradativamente.
Outra medida adotada pela prefeitura de Anchieta para contribuir com a limpeza da cidade é o reforço na instalação das lixeiras e limpeza pública da cidade para atender a demanda do verão.
Ao todo 1500 tambores com capacidade para 200 litros de lixo foram colocados nos balneários e na cidade de Anchieta. E 80 lixeiras pequenas foram instaladas nos pontos turísticos da cidade coo praças, jardins, igrejas e academias populares.
Em todas as praias foram colocadas 60 caçambas para o recolhimento do lixo dos quiosques.
Já o serviço de coleta de lixo residencial foi ampliado e as coletas estão sendo realizadas pela manhã e à tarde. Segundo o secretário interino de infraestrutura, Wellis Otávio, o objetivo é manter a cidade limpa.
Para o comerciante Benedito Madaleno da Silva, 54 anos, que tem um quiosque na Praia dos Castelhanos, a praia está sempre limpa.
“A limpeza das ruas e praias está em dia, não vemos lixo nas ruas, isso é motivo de alegria para nós e para os turistas”, disse Benedito.